3 Dicas para estudar para o enem neste início de ano

Olá, Futuro Universitário,

Início de ano e você deve estar ansioso para começar a estudar pro enem 2017, não é mesmo?

Isso é muito bom! De fato, estar com a motivação em alta é determinante para o sucesso de qualquer estudante.

Mas, apesar de toda essa motivação, tome cuidado para não cair em algumas armadilhas.

Neste artigo vou te mostrar 3 armadilhas que devem ser evitadas para você não sair no prejuízo.

Dicas para estudar - Armadilha n°1 - Começar sem Planejamento

Eu sei que a vontade de “meter a mão na massa” é grande, mas antes de você pegar qualquer livro e sair lendo, ou se inscrever em qualquer canal do youtube e sair assistindo loucamente às aulas, saiba que o mais importante é você definir seu planejamento de estudos.

Para um bom planejamento de estudos você precisa definir:

  • horários de estudos
  • materiais de estudo
  • local de estudo
  • Técnica de estudo
  • Cronograma de Estudo

Dicas para estudar - Você já analisou sua rotina e identificou quais os horários livres disponíveis para estudar?

Se não, este é o momento para se fazer isso. Garanto que você o fará em apenas 30 minutos. Basta que você preencha o quadro de horários abaixo disponível para download. Siga o modelo já preenchido. Coloque suas obrigações diárias e identifique quais os horários que você tem livre para estudar.

Dicas para estudar - quadro de horário

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR SUA PLANILHA DE HORÁRIO DE ESTUDOS PARA DOWNLOAD

Dicas para estudar - Você já definiu quais materiais você vai utilizar para estudar ( livros, apostilas, vídeo-aulas, professor)?

Definir o material de estudo é fundamental neste momento. Isso vai te ajudar a não ficar perdendo tempo de estudos procurando livros, apostilas, exercícios, vídeo-aulas. Essa procura em momento errado corrói todo o seu tempo disponível para estudos e termina te prejudicando a alcançar suas metas.

Se você quer que eu lhe oriente como estudar e quais materiais utilizar, cadastre-se na minha lista de emails e se inscreva no meu canal do youtube.

Dicas para estudar - Você já sabe onde você vai estudar? Qual será seu canto do estudo?

Permanecer concentrado no horário de estudo é fundamental para se ter alto rendimento. Desta forma, evite estudar em ambientes barulhentos e movimentados que possam te tirar a atenção e foco nos estudos. Desligue o celular, ou deixe-o bem longe de você.

A dica que eu dou porque funcionou comigo e com outras pessoas que conheço é: Busque uma biblioteca silenciosa e estude lá. Pode ser a biblioteca do colégio, da faculdade, do clube ou da própria cidade. O importante é que seja silenciosa.

Evite estudar na sua casa, muito menos no seu quarto. A sua cama vai ser uma grande tentação para você e fatalmente você vai terminar dormindo, ao invés de estudar.

Outra coisa...em casa ficam os pais chamando direto, irmão atrapalhando, cachorro latindo...enfim, o mais indicado é a biblioteca.

Mas, caso você não tenha outra alternativa senão seu quarto, peça a contribuição dos familiares para não te atrapalharem e se controle para não dormir na cama!

Neste artigo, escrevi dicas de como estudar em casa. Dá uma olhadinha! Clique aqui! 

Dicas para estudar - Armadilha n°2 - Começar com muita sede ao pote

Não sei se está prestes a acontecer com você, mas já vi muitos alunos começarem o ano em um ritmo alucinante de estudos, extremamente motivados e empenhados, lendo tudo o que parecia na frente, assistindo várias aulas, estudando várias horas, durante os primeiros meses.

A princípio isto pode parecer benéfico, mas acredite, não é. Na grande maioria das vezes, esses alunos se cansaram e o que parecia motivação se transformou em frustração e perda de produtividade.

Para evitar que o mesmo aconteça com você, é fundamental que se comece devagar mas com constância. Uma boa forma de começar os estudos em um ritmo gradativo até se acostumar com o ritmo acelerado é fazer blocos de estudos com tempos definidos.

Por exemplo: Comece fazendo sessões de 30 minutos de estudos e descanso de 10 minutos. Aos poucos vai aumentando o tempo de estudo para 45 minutos de estudos e 10 minutos de descanso, em seguida aumenta novamente.

Com o tempo você pegará o ritmo de estudo e não se cansará após os primeiros meses.

Dicas para estudar - Armadilha n°3 - Esperar passar o carnaval

Não espere passar o carnaval para começar a organizar seus estudos. Aproveite este primeiro mês para começar a acostumar o seu corpo e cérebro aos estudos. Faça o seu planejamento e comece a estudar devagar.

Na época do carnaval, se organize para estudar e brincar de forma moderada (se você gosta de brincar carnaval...lógico!).

Se você fizer isso, sairá na frente de muitos estudantes que deixam para se preocupar em estudar só depois do carnaval e passam, praticamente, mais um mês para pegar o ritmo de estudo adequado.

Ou seja, efetivamente ele já perderam 2 a 3 meses de estudos, que poderão fazer falta lá no final do ano.

É isso aí, futuro universitário, chegamos ao final deste artigo.

Se você gostou:

  •        Deixe seu comentário. Pode ser uma dúvida, um elogio ou até mesmo uma crítica. Participe! Sua participação é extremamente importante para mim e para você.
  •        Compartilhe com seus amigos. Assim como este conteúdo foi relevante para você, ele pode ser relevante para seu amigo.
  •        Cadastre-se em nossa lista de e-mails. Com isso, você poderá receber as novidades do blog, bem como outras novidades interessantes.

Grande Abraço e nos vemos no próximo artigo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *