9 Exemplos de ligação iônica para aprender de uma vez

Você quer saber exemplos de ligação iônica? Se sim, fica comigo neste artigo que vou te mostrar 9 exemplos de ligação iônica, além de mostrar como é possível fazer qualquer ligação iônica .

Mas antes de te mostrar os exemplos de ligação iônica, vamos relembrar o que é uma ligação iônica.

O que é ligação iônica?

Ligação iônica é um tipo de ligação química que acontece por atração elétrica entre cátions ( partículas com cargas elétricas positivas ) e ânions ( partículas com cargas elétricas negativas).

Essas estruturas por serem dotadas de cargas elétricas de sinais opostos sofrem um processo de atração elétrica em que uma força elétrica de atração surge e faz com que permaneçam unidas formando agregados iônicos.

Ligações químicas ligação iônica atração - 9 Exemplos de ligação iônica para aprender de uma vez

Qualquer união entre cátions e ânions pode formar uma ligação iônica e consequentemente, uma substância chamada agregado iônico.

Veja, o exemplo abaixo de uma ligação iônica entre os cátions de sódio e ânions cloreto.

Ligações químicas ligação iônica - 9 Exemplos de ligação iônica para aprender de uma vez

Para saber mais sobre ligações iônicas, acesse este artigo.

Na tabela abaixo, apresento exemplos dos principais cátions e ânions cobrados em provas de vestibulares e Enem, que, quando unidos, formam ligações iônicas. 

Principais cátions:

Exemplos de ligacao ionica cations - 9 Exemplos de ligação iônica para aprender de uma vez

Principais ânions:

Exemplos de ligacao ionica anions - 9 Exemplos de ligação iônica para aprender de uma vez

Perceba que todos os cátions possuem NOX  (caga elétrica) positivo, enquanto ânions possuem carga elétrica negativa. 

Se você não sabe o que é NOX, sugiro ler este artigo. Ele está muito completo. Clique Aqui.

Para formar uma ligação iônica, basta juntar quaisquer dos cátions e ânions. 

Na tabela abaixo, apresento a relação de 13 ânions e 11 cátions. Poderíamos fazer a combinação entre quaisquer desses ânions e cátions abaixo apresentados e formar  143 exemplos de ligação iônica. Contudo, separei 9 exemplos de ligações iônicas e destaquei de vermelho, azul e verde abaixo. 

Exemplos de ligacao ionica formacao - 9 Exemplos de ligação iônica para aprender de uma vez

9 exemplos de ligação iônica

Na tabela acima, destaquei de vermelho, azul e verde, nove exemplos de ligações iônicas.

3 Exemplos de ligação iônica com ânion nitrato

O ânion nitrato (NO3-) pode se ligar a quaisquer outros cátions. Quando ligado aos cátions de Lítio (Li+), Sódio (Na+) e Cálcio (Ca+2), formam os compostos iônicos ou agregados iônicos Nitrato de Lítio, Nitrato de Sódio e Nitrato de Cálcio, respectivamente, como apresentado em vermelho na tabela acima.

3 Exemplos de ligação iônica com ânion Sulfato

O ânion sulfato (SO4-2)também pode se ligar a quaisquer cátions. Quando ligado aos cátions potássio (K+), cálcio (Ca+2) e Alumínio (Al+3), formam os compostos iônicos ou agregados iônicos Sulfato de potássio, sulfato de cálcio e Sulfato de Alumínio, respectivamente, como apresentados de azul na tabela abaixo.

3 Exemplos de ligação iônica com ânion Fosfato

O ânion fosfato (PO4-2 ) também pode se ligar a quaisquer cátions. Quando ligado aos cátions de sódio (Na+), alumínio (Al+3) e cálcio (Ca+2), formam os compostos iônicos ou agregados iônicos Sulfato de Sódio, Sulfato de alumínio e Sulfato de Cálcio, respectivamente, como apresentado de verde na tabela abaixo.

Exemplos de ligacao ionica - 9 Exemplos de ligação iônica para aprender de uma vez

Se você tem dúvidas de como fazer a fórmula das substâncias acima apresentadas,  preparei um artigo sobre sais e nomenclatura onde explico o passo a passo para determinação das fórmulas acima apresentadas. Para conferir, clica aqui neste link.

Chegamos ao final de mais um artigo. Nele você aprendeu que ligação iônica tem natureza elétrica e acontece entre quaisquer cátions e ânions.

Se você gostou, deixe seus comentários, compartilhe com seus amigos. Inscreva-se em nosso canal do youtube e siga-nos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *