Acidez e Basicidade – um panorama do que é cobrado em provas

Você sabe o que é acidez e basicidade? E o que é cobrado nas provas?

Neste artigo vou te responder essas perguntas e vamos aprender também:

  • Escala de pH e pOH
  • Como calcular o pH e pOH

No fim do artigo, te mostro como você pode enviar sua questão para nós resolvermos.

Acompanhe o artigo até o final.

Acidez e Basicidade

A acidez e basicidade de uma solução pode ser determinada a partir de dois parâmetros:

  • concentração de íons H+  ou H3O+ presentes na solução;
  • concentração de íons OH- presentes na solução;

Os íons H+ ou H3Ocaracterizam o meio ácido, enquanto os íons OH- caracterizam o meio básico. Quanto maior a concentração de íons H+ mais ácida é a solução e quanto maior a concentração de íons OH-, mais básica é a solução.

É comum representarmos as concentrações de H+e OH- entre colchetes [  ]. Por exemplo:

 [H+]: Concentração de H+;

 [OH-]: Concentração de OH-;

Concentração de H+ e OH-    X    Acidez e basicidade

Agora que você já sabe que quanto maior a concentração de íons H+, maior a acidez; e quanto maior a concentração de íons OH-, maior a basicidade, é preciso aprender quais valores de concentrações indicam acidez e basicidade. 

Veja a figura abaixo:

escala ph - Acidez e Basicidade - um panorama do que é cobrado em provas

Em termos de valores de concentração, se a concentração de íons H+ (ou H3O+) estiver acima de 10-7, o meio é ácido, se estiver igual a 10-7 o meio é neutro, se estiver menor que 10-7 o meio é básico.

Em relação a concentração dos íons OH-, se a concentração dos íons OH- estiver estiver acima de 10-7, o meio é básico, se estiver igual a 10-7 o meio é neutro, se estiver menor que 10-7 o meio é ácido.

acidez-e-basicidade-concentracao

Atenção!!!

Fique atento pois muitos alunos confundem isso. Lembre-se que valores maiores que 10-7 são 10-6, 10-5, 10-4… Valores menores que 10-7 são 10-8, 10-9

Se você tiver dificuldade em saber quais valores são maiores e menores que 10-7, me fale lá embaixo nos comentários que farei uma explicação especial para você. ok?

Acidez e Basicidade - Relação entre [H+] e [OH-]

Em soluções aquosas (água é o solvente) as concentrações dos íons H+ e OH- mantém uma relação inversamente proporcional, ou seja, quanto maior a concentração de íons H+, menor a concentração de íons OH- e vice-versa.

Para você lembrar de foma fácil, lembre-se da balança abaixo:

acidez-e-basicidade

O interessante é que, para efeitos práticos de resolução de provas de ensino médio, vestibulares e ENEM, você tem que saber que o produto (multiplicação) entre as concentrações de H+ e OH- será sempre igual a 10-14.

acidez-e-basicidade-produto

Desta forma, se você tiver a concentração de um dos íons, é possível calcular a concentração do outro, já que a multiplicação será sempre igual a 10-14

Veja na figura abaixo que a multiplicação das concentrações é sempre igual a 10-14.

acidez-e-basicidade-soma-das-concentracoes

Por exemplo:

Se a concentração de íons H+ for 10-2, a de OH- será 10-12, pois a multiplicação das duas concentrações dá 10-14.

Assim como, se a concentração de OH- for 10-3, a de H+ será 10-11, já que a multiplicação dos dois dá 10-14.

Entendido?

Vamos em frente!

Escala de Acidez e Basicidade - pH e pOH

Como mostrado acima, as concentrações dos íons H+ em soluções ácidas têm ordem de grandeza que variam de 10-1 a 10-7. Trabalhar com esta escala de valores é extremamente trabalhoso. Para facilitar, foi criada a escala de pH, ou escala de acidez ( atenção: o nome pH vem de Potencial Hidrogeniônico, ou seja, capacidade de produzir íons H+ relativo a acidez).

O mesmo foi feito para as concentrações de OH-, criando-se a escala pOH, ou escala de basicidade ( atenção: o nome pOH vem de potencial hidroxiliônico, relativo a capacidade de geração de íons hidroxila OH-).

001 - Acidez e Basicidade - um panorama do que é cobrado em provas

A escala de acidez ou pH tem valores que vão de 0 a 14, onde valores inferiores a 7 indicam acidez, e valores acima de 7 indicam basicidade. Valor igual a 7 indica meio neutro.

A escala de basicidade ou pOH também tem valores que variam de . Sendo que os valores menores de 7 indicam meio básico. Valor igual a 7 indica meio neutro.

acidez-e-basicidade-escalas-de-ph-e-poh

Atenção!!! Muitos alunos erram isso!!!

Cuidado para não se confundir. Enquanto na escala de pH valores inferiores a 7 indicam acidez, na escala pOH os valores inferiores a 7 indicam basicidade.

Acidez e Basicidade - Como calcular o pH e o pOH?

Como dito acima, as escalas de pH e pOH se relacionam com as concentrações de íons H+ e OH- na solução. Essa relação é determinada por uma fórmula simples mostrada abaixo:

acidez-e-basicidade-ph-e-poh

Uma coisa curiosa e que você tem que prestar BASTANTE ATENÇÃO porque cai muito como pegadinha, é:

A diminuição do pH, aumenta a concentração de H+, logo, aumenta a acidez.

Cuidado para não confundir!!!

É comum acharmos que se diminuir pH, diminui acidez!! Cuidado!!! Quanto menor o pH, maior acidez e maior a concentração de íons H+.

O mesmo acontece para pOH. Quanto menor o pOH, maior a basicidade, logo, maior a a concentração de íons OH-.

Outra curiosidade que você deve prestar atenção é que para cada unidade de pH ou pOH variado, equivale a 10x na concentração molar dos respectivos íons. Ou seja, quando varia-se o pH de 7 para 6, aumenta 10x a concentração molar do íon H+, quando varia de pH 6 para pH 5, aumenta 10X a concentração do íon H+. Sendo assim, quando se varia o pH de 7 para 5, tem-se um aumento de 100 vezes na concentração dos íons H+.

Fique atento!!!

Desafio: Quanto varia a concentração de íon OH- quando o pOH muda de 6 para 3? O meio fica mais ácido ou básico?

Responda lá embaixo nos comentários!!

Propriedades de Logaritmos

Em questões um pouco mais complexas você precisará relembrar algumas propriedades de funções logarítmicas, bem como os valores de alguns logaritmos na base 10.

São eles:

slide 9 - Acidez e Basicidade - um panorama do que é cobrado em provas Três valores de logaritmos na base de 10 bastante comum em provas são:
  • log 2 = 0,3
  • log 3 = 0,47
  • log 10 = 1

OBSERVAÇÃO: 

Se você tiver alguma dúvida em aplicação de logaritmos em questões de cálculo de pH e pOH, me mande um email para: [email protected] com o título " Quero questão resolvida de pH e pOH". Coloque o enunciado da questão em anexo e nos encaminhe o email, que resolveremos para você!

Relação entre pH e pOH

Há uma relação bem simples entre valores de pH e pOH bastante úteis nas provas. Em uma solução aquosa, a soma do pH e pOH é sempre igual a 14

acidez-e-basicidade-formula-ph-mais-poh

Desta forma, você consegue obter o pOH da solução a partir do pH e vice-versa. Exemplo: se uma solução tem pH igual a 3, seu pOH será igual a 11, uma vez que a soma dos dois dá exatamente 14.

Exercícios Resolvidos

Se você tem dúvida em alguma questão de Acidez e Basicidade e gostaria que eu, Danilo Nogueira, te ajudasse a resolvê-la,  me mande um email para [email protected] com o título: "Quero questão resolvida de Acidez e Basicidade". Envie o enunciado da questão em anexo do email ou no corpo do texto.

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e cadastre-se em nossa lista de emails para receber novidades.

Grande Abraço e ótimos estudos!!  

 

5 Comentários



  1. Aumenta-se 1000 vezes a concentração de íons de OH, tornando-se mais básico.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *