Como memorizar rápido o que você estuda?

Como memorizar rápido o que você estuda?

Sem dúvida a resposta para essa pergunta é desejada por todo estudante. E aqui neste artigo vou te mostrar o que eu fiz e ainda faço para memorizar rapidamente os assuntos que estudo.

Esta é uma técnica simples que pode ser aplicada por qualquer pessoa, de qualquer idade.

Foi através dessa técnica que eu tive êxito no meu vestibular, sendo aprovado em 1° colocado no curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco e posteriormente tive sucesso em vários concursos na área de engenharia, onde consegui ótimas colocações e algumas aprovações, como no concurso da Petrobras, concurso da Marinha do Brasil, Concurso da Universidade Federal de Pernambuco, Concurso da Hemobras, Concurso do Tribunal Regional do Trabalho e outros…

Vi também outras pessoas aplicarem esta técnica e passarem em vestibulares de Medicina na primeira tentativa, bem como, passar em provas de Residência Médica, extremamente concorridas, também na primeira tentativa.

Portanto pode ter certeza que essa técnica funciona.

Ela basicamente se resume em 4 etapas:

  • Ter uma visão global do assunto
  • Ler e destacar palavras-chaves
  • Fazer Mapa mental com as palavras-chaves
  • Explicar o mapa mental

Vou te explicar cada etapa para você aprender como memorizar rápido.

Como memorizar Rápido - Etapa 1: Tenha um visão global do assunto

A primeira etapa é você ter uma visão geral do assunto. Saber quais os conceitos gerais englobam aquele assunto e como eles se relacionam. Neste momento você não deve se apegar a detalhes.

É interessante você folhear o seu material visualizando os tópicos, as figuras e fazendo uma breve leitura das partes que te chamam mais atenção.

Isso é importante para despertar sua curiosidade e preparar seu cérebro para o conhecimento que está por chegar.

Aproveite também este momento para você se questionar sobre o que poderá ser abordado em cada um daqueles tópicos que você está observando. Esse questionamento e antecipação do assunto vai te ajudar a ter maior interesse e curiosidade no assunto.

Após essa fase você já terá uma ideia do que há por vir, e estará mais preparado para receber aquelas informações.

Como memorizar Rápido - Etapa 2: Faça a leitura e destaque palavras-chave ou ideias chave

 

No segundo momento, faça a leitura de todo o conteúdo identificando as palavras-chave. As palavras-chave são aquelas que possuem uma ideia central. Identifique as palavras-chave e busque relacioná-las entre si.

Da mesma forma que em uma história os fatos se sucedem de maneira lógica formando todo o enredo, no estudo de química e física, as palavras-chaves ou ideias se sucedem também, de maneira lógica. Desta forma, saiba que em um material de qualidade as ideias centrais irão se conectar de maneira lógica e sucessiva de forma a construir o conhecimento.

Identifique essas palavras-chave e a relação lógica entre elas.

No nosso blog Saber Enem Química e Física, todos os artigos possuem as palavras-chave em negrito. Desta forma, você pode acessar a um artigo de seu interesse e verificar as palavras-chave em negrito.

Como memorizar Rápido - Etapa 3: Faça um mapa mental ou resumo com as palavras-chave

Nesta etapa você deve fazer um mapa mental com as palavras chaves, ligando aquelas que relacionam-se.

Se você não sabe o que é um mapa mental, veja esse artigo do blog Mais Aprendizagem .

Mas de antemão, te digo que mapa mental é uma técnica de estudo em que você organiza ideias graficamente, através de um diagrama em que você colocar tópicos e sub-tópicos em uma cadeia parecida com galhos de árvores.

É uma técnica que substitui os tradicionais resumos que, geralmente, são formados em texto corrido, muitas vezes cansativos e que são menos precisos nas informações mais  relevantes do conteúdo.

Os benefícios do uso de Mapa Mental relaciona-se tanto a memorização, como também a melhor compreensão do assunto.

Como memorizar Rápido - Etapa 4: Explique o mapa mental

Esta última etapa é a mais importante. É ela que vai turbinar seu aprendizado e sua memorização. Você deve explicar o mapa mental construído, detalhando cada ideia central (palavra-chave) e explicando as relações entre elas.

Na explicação você deve sempre enfatizar as relações entre as ideias principais, são elas que permitirão você memorizar rapidamente o conteúdo.

Esta prática vai atiçar seu cérebro e reter as informações na memória de longo prazo fazendo com que você lembre exatamente o assunto na hora da prova.

Experimente aplicar esta técnica de como memorizar rápido e me diga qual foi o resultado.

Técnicas de Memorização

Se você tem interesse de aprender mais sobre Memorização, indico o curso do Renato Alves (Clique Aqui). O método que ele ensina é reconhecido pelas maiores autoridades em apendizagem. Ele foi campeão de memória do Brasil e compartilha suas técnicas neste curso.

Se você gostou deste artigo, deixe seus comentários e compartilhe com seus amigos. Sua participação é importante para nós.

Grande abraço e até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *