Concentração de Soluções Exercícios Resolvidos – 6 Questões de Vestibulares

Aprender Concentração de soluções Exercícios Resolvidos, de longe, é a melhor forma para você gabaritar qualquer questão de colégio, vestibulares e enem. Eles permitem que de forma objetiva você saiba exatamente o que fazer para garantir os pontos nas provas.

Neste artigo, vamos resolver algumas 6 questões de concentração de soluções que o fará confiante e seguro para realizar sua prova, seja ela qual for, portanto, acompanhe este artigo até o final.

 

Para baixar a lista de exercícios, clique Aqui.

 

Concentração de Soluções Exercícios resolvidos - FUVEST 2015 - QUESTÃO 28

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - FUVEST 2016 questão 74

Para resolver essa questão é preciso, antes de tudo, lembrar que a solução é uma mistura homogênea (1 única fase) composta por soluto ( o que se dissolve), e  o solvente (o que dissolve o soluto), e que, geralmente, é líquido.

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos solução

Ao adicionar soluto no solvente surge uma relação de quantidades entre eles, chamada de concentração de soluções. Concentração de soluções é a relação entre a quantidade de soluto e a quantidade de solução presente em uma determinada amostra.

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - relação da concentração

Na questão proposta pela FUVEST têm-se 3 cursores; um definindo a quantidade de soluto em mols (quantidade de matéria), o segundo cursor definindo a quantidade de solução em volume (Litros -L), e o terceiro cursor define a concentração da solução ao fazer a divisão dos dados presentes nos cursores 1 e 2. Essa concentração é definida em mo/L.

Resolvendo:

Como no enunciado é afirmado que a concentração resultante é 0,5 mol/L, é preciso que os cursores 1 e 2, se posicionem de tal forma que o cursor 1 seja menor que o cursor 2, e que a relação seja da metade.

Olhando as opções dentre as alternativas a única que atende as exigências é a alternativa D, que registro o cursor 1 com aproximadamente 0,4 mol, e o cursor 2, com aproximadamente 0,8 L.

Portanto o gabarito da questão fica sendo letra D.

Veja essa próxima questão da UNICAMP.

Concentração de Soluções Exercícios resolvidos - UNICAMP 2016  - QUESTÃO 28

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UNICAMP 2016 questão 28

Para resolver a questão 28 da UNICAMP 2016 é preciso lembrar quais os fatores que alteram a concentração de uma solução, seja tornando-a mais concentrada ou menos concentrada.

Na figura abaixo, você percebe que a concentração das soluções aumenta com aumento do soluto, ou diminuição do solvente. A diminuição desse solvente pode ser pela sua evaporação, pois causa a perda desse solvente,  ou pelo seu congelamento, pois diminui a quantidade de solvente no estado líquido.

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - alteração da concentração

Por outro lado, a concentração das soluções diminui com a diminuição do soluto ou aumento do solvente. O aumento do solvente acontece com a Diluição ( acréscimo de mais solvente na solução). É o caso de você adicionar água a um suco muito concentrado para ele ficar mais aguado. A diluição também pode acontecer com o derretimento de um solvente congelado, é o que acontece quando se adicionam os cubos de gelo a um refrigerante; ao derreter torna o refrigerante mais aguado.

Resolvendo:

A questão pretende que você avalie quais fatores aumentam ou diminuem a concentração de sais da água dos oceanos.

A alternativa correta é a Letra C, pois, como visto acima, a evaporação retira solvente da solução, aumentando a concentração das soluções.

O congelamento do solvente, diminui a quantidade de solvente usada para dissolver o soluto, o que também aumenta a concentração da solução. Por outro lado, a chuva e neve aumentam a quantidade de solvente, diluindo a solução e diminuindo a concentração das soluções.

Portanto, gabarito da questão fica sendo letra C.

Veja essa próxima questão da UNICAMP.

Veja também: Química Soluções - 5 dicas para turbinar seus estudos

Concentração de Soluções Exercícios resolvidos - UNICAMP 2015  - QUESTÃO 81

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UNICAMP 2015 questão 81

A questão 81 da UNICAMP 2015 fala sobre a concentração comum, relação entre massa de soluto em gramas, e volume da solução em litros. Desta forma, a concentração da solução é medida em g/L.

Apesar disso, essa questão é facilmente calculada por regra de três simples. Uma vez que é fornecida a relação existente entre quantidade de açúcar e volume da solução.

Quando o enunciado fala que em cada 200mL de refrigerante há 21 gramas de açúcar, fica fácil de descobrir qual o volume de refrigerante necessário para se obter 13000 toneladas.

Os cálculos estão apresentados abaixo:

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UNICAMP 2015 questão 81 resolução

Os cálculos acima mostram que, se em 200mL de solução há 21g de açúcar, em 124 milhões de litros de refrigerante terá 13000 toneladas de açúcar. Com isso o gabarito da questão fica sendo a LETRA A.

Veja essa próxima questão da UFRGS.

Veja também: Soluções de concentrações químicas - 2 concentrações mais cobradas em provas.

Concentração de Soluções Exercícios resolvidos - UFRGS 2015  - QUESTÃO 43

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UFRGS 2015 questão 43

A questão 43 da UFRGS exige o conhecimento de concentração molar ou molaridade. Essa concentração é a relação da quantidade de soluto em mols, e o volume da solução. Ela é medida em mol/L.

Abaixo segue a resolução da questão, em seguida há os comentários.

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UFRGS 2015 questão 43- resolução

Na questão, são fornecidos os dados de massa do soluto (m=4,95mg)  e volume da solução (V=250mL=0,25L). Apesar de não fornecer a massa molar do trióxido de arsênio, a partir de sua fórmula molecular e com dados da massa molar de cada átomo, é possível calcular a massa molar do soluto (MM=198g/mol).

Para calcular a molaridade da solução é preciso transformar a “massa” de soluto para quantidade de matéria “mol”. Para isso, divide-se a massa do soluto pela sua massa molar e obtém-se o número de mols (n = m/MM).

Neste momento é preciso tomar cuidado para que a massa seja utilizada em “gramas”. No enunciado o dado foi dado em “mg”, desta forma foi preciso transformar 4,95mg em 0,00495g. Ao dividir pela massa molar de 198g/mol, obteve-se o número de mols igual a 2,5x10^-5.

Para calcular a molaridade, bastou dividir o número de mols pelo volume da solução em litros (0,25L). Essa divisão resultou na concentração molar de 10^-4 mol/L.

O gabarito da questão, portanto, ficou sendo letra C.

Veja também: Soluções de concentrações químicas - 2 concentrações mais cobradas em provas.

Concentração de Soluções Exercícios resolvidos - UNICAMP 2017  - QUESTÃO 78

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UNICAMP 2017 questão 78

A questão 78 da UNICAMP 2017 fala da Porcentagem em massa, uma concentração da solução que relaciona a quantidade de soluto em massa com a quantidade de solução em massa.

No final da questão são fornecidos os dados dos teores alcoólicos da cerveja e da cachaça. Esse teor alcoólico informa a quantidade de álcool presente em um determinado volume de cerveja e cachaça.

Por exemplo: em 1 latinha de 330mL de cerveja, há 5% de álcool. Ou seja, 16,5mL só de álcool, o restante formado por água e os demais ingredientes.

Os cálculos para responder a questão são apresentados abaixo:

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UNICAMP 2017 questão 78 resolução

Perceba que para calcular o volume de álcool na solução, basta multiplicar o teor alcoólico pelo volume total da solução. O resultado mostra que a quantidade de álcool ingerido em 10 latinhas de cerveja é superior em 30mL a quantidade de álcool ingerido em 6 doses de cachaça.

Gabarito da questão fica sendo letra C.

Veja essa próxima questão da UFRGS.

Veja também: Química Soluções - 5 dicas para turbinar seus estudos

Veja também: Soluções de concentrações químicas - 2 concentrações mais cobradas em provas.

Concentração de Soluções Exercícios resolvidos - UFRGS 2013  - QUESTÃO 36

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UFRGS 2013 questão 36

A questão 36 da UFRGS 2013 é sobre concentração ppm (partes por milhão). Essa concentração indica a relação entre a quantidade de partes de soluto por 1 milhão (10-6 ) de partes de solução. Como você viu no vídeo e verá abaixo, há algumas unidades representativas tais como mg/Kg e mL/m³.

O enunciado faz referência ao Diesel S1800, onde tem uma concentração de enxofre igual a 1800 ppm, ou 1800 mg/kg de diesel. Ou seja, em cada 1 kg de diesel, há 1800mg de enxofre. E faz menção ao diesel S500, onde se tem uma concentração de 500 ppm ou 500mg/Kg, ou seja, a cada 1 kg de diesel, há 500 mg de enxofre.

A questão quer saber a quantidade de enxofre presente em 1 tonelada de diesel que deixou de ser lançada na atmosfera, quando parou de ser fabricado o diesel S1800 e passou a fabricar o diesel S500.

Lembrando que 1 tonelada são 1000kg, se eu multiplicar por 1000 o numerador e denominador das relações 1800mg/kg e 500mg/kg, estarei fazendo uma relação entre g/ton, o que me fornece a resposta da questão. Os detalhes desse cálculo podem ser visualizados no vídeo no início deste artigo, ou na resolução abaixo.

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UFRGS 2013 questão 36 resolução

Como a relação obtida é em g/ton, e a questão quer saber a quantidade de enxofre em uma tonelada, a resposta fica sendo 500g e 1800g, letra A.

Portanto, gabarito da questão é letra A.

Veja a última questão do nosso artigo.

Veja também: Química Soluções - 5 dicas para turbinar seus estudos

Veja também: Soluções de concentrações químicas - 2 concentrações mais cobradas em provas.

Concentração de Soluções Exercícios resolvidos - UFRGS 2015  - QUESTÃO 44

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UFRGS 2015 questão 44

Para responder a questão 44 da UFRGS 2015 é preciso lembrar que todo solvente tem uma capacidade máximo de dissolver determinado soluto. Desta forma, caso se coloque uma quantidade de soluto superior a essa máxima permitida, haverá precipitação ou formação de corpo de fundo.

Quando a quantidade de soluto é inferior à máxima permitida, dizemos que a solução é insaturada. Quando a quantidade de soluto é exatamente igual a quantidade máxima permitida, dizemos que a solução é saturada. Quando a quantidade de soluto é superior a quantidade máxima, de tal forma, que se forme um precipitado, dizemos que a solução é saturada com corpo de fundo.

Concentração de Soluções Exercicios Resolvidos - UFRGS 2015 questão 44 resolução

Na questão acima, tem-se 2 soluções (I e II). A primeira está saturada, ou seja, está com a quantidade máxima de soluto dissolvida.

Esta solução sofre uma diluição (acréscimo de solvente) o que torna a solução insaturada, pois com mais solvente, a quantidade de soluto se tornou inferior à máxima permitida.

Como a capacidade de dissolução aumentada foi possível adicionar mais soluto. Adicionou-se uma quantidade capaz de formar um precipitado, o que significa que a solução ficou saturada com corpo de fundo.

Desta forma, tanto a solução I, quanto a solução II são saturadas e com mesma concentração das soluções. Com isso, o gabarito da questão fica sendo letra E.

Veja também: Química Soluções - 5 dicas para turbinar seus estudos

Veja também: Soluções de concentrações químicas - 2 concentrações mais cobradas em provas.

Chegamos ao final de mais um artigo de resolução de exercícios. Desta vez falamos de concentração de soluções.

Se você gostou:

  • Deixe seu comentário;
  • Cadastre-se em nossa lista de emails e acompanhe nossos emails;
  • Se inscreva em nosso canal do youtube;
  • Compartilhe com seus amigos.

Grande Abraço e nos vemos no próximo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *