Estudar em Casa – Dicas Matadoras

 Você consegue estudar em casa?

Ou não consegue passar 15 minutos concentrado em um assunto?

Talvez você esteja nesse grupo #2 ou até no grupo #1, e consiga ter certa concentração em estudar em casa.

Porém, o objetivo desse artigo é mostrar como estudar bem, de forma a potencializar seus resultados. Ou seja, estudar mais em menos tempo.

Mas primeiro, por que estudar em casa?

Simples. Porque este é o seu lugar! É onde você se sente bem!

Logo, se você não tem outra opção de local de estudo, esse é o local indicado!

Acredite, estudar em casa é possível! E você pode ter ótimos resultados, estudando em quatro paredes.

Seja no seu quarto ou na sala de sua casa, é bem possível que aprenda como tirar notas boas. Para isso basta organização, disciplina e ajuda de seus familiares.

Continue lendo este artigo para conhecer os 3 simples passos que utilzei em toda minha vida e ainda utilizo diariamente e que me orientam como estudar em casa.

Esse passos estão longe de serem perfeitos, mas deram e dão certos comigo, então podem dar certo com você, e faço questão de compartilhar.

 

#1- ORGANIZAÇÃO para estudar em casa

picjumbo.com_HNCK3991-2

Para estudar em casa você precisa de organização, portanto:

Organize seu ambiente de estudo:   Isso significa: escolher o local (quarto ou sala), retirar (ou desligar) tudo que te tire a atenção ( televisão, celular, revistas...), deixar a mesa limpa, com apenas seu material de estudo. O ambiente tem que permitir que você fique focado!

Organize seu material de estudo: Pegue os livros, cadernos, apostilas, fichas, vídeo-aulas, resumos...além de papel, lápis, borracha, caneta, marca texto, e deixe tudo em fácil acesso, ou seja, disponível; de forma que você consiga acessá-los de forma rápida, sem precisar parar e sair procurando os materiais na casa. (ATENÇÃO :Isso corrói seu tempo! Cuidado!).

Se você não se acha organizado, ou tem dificuldades de ser organizado, não dê bobeira, peça ajuda a seus pais de como ser mais organizado.

Planeje-se: Outro ponto importante para estudar em casa é o planejamento. Ele também faz parte da organização. Saiba a ordem de material que você vai utilizar, isso o auxiliará a como estudar bem.

Por exemplo:

primeiro vou assistir determinada vídeo-aula e fazer anotações, em seguida vou pegar o LIVRO A e ler 0 CAPÍTULO B, destacando com marca texto as partes mais importantes, em seguida vou acrescentar às minhas anotações as partes destacadas do livro; em seguida vou ver as questões resolvidas do livro e do professor e tentar refazê-las sem olhar; Em seguida vou resolver a lista de exercícios do livro ou a proposta pelo professor; Anotar todas as dúvidas em um papel ou agenda a parte, para tirar com colegas ou professor na próxima aula.

Este é o momento de você usar e abusar das técnicas de estudos. Escolha uma técnica infalível e aplique-a. Você vai se motivar bastante.

Saber exatamente o que você vai fazer, é saber como estudar mais. Otimiza seu tempo e permite estudar mais em menos tempo.

 

#2- DISCIPLINA para estudar em casa

16867-NQT5WH

A disciplina é fundamental para estudar em casa, sobretudo quando se estuda sozinho.

No início você pode ter certa dificuldade de manter a disciplina, mas saiba que a disciplina é aprimorada com o tempo.

Portanto não desanime, enquanto estudar em casa permaneça firme no cumprimento de seu planejamento.

Faça o planejado!

“Disciplina é a ponte entre metas e realizações.”- Jim Rohn

Haja o que houver, faça o planejado para aquele dia. A disciplina na execução dos seus planos o trará o sucesso. Portanto, não vacile!

“A disciplina é a mãe do sucesso”- ÉSQUILO

 

#3 – CONVERSE COM SEUS FAMILIARES para Estudar em Casa


15068-NQ2RCI

Enquanto estudar em casa, exija respeito ao seu momento de estudo. Converse com irmãos, pais, tias, avós que durante determinado tempo não puxem conversa, não peçam coisa, enfim, não atrapalhe sua concentração. Fale que aquele momento é de manter o foco nos estudos, que você precisa dessa compreensão deles para conseguir a aprovação.

CONCLUSÃO

Estudar em casa não é fácil, mas pode ser simples!

 

Mesmo que você pense que sua casa pareça uma feira e que não dá para estudar lá, é possível torná-la um ambiente de estudo produtivo.

E, agora, você sabe como!

Com organização, disciplina e conversa com os familiares.

Não há Segredo de como tirar notas boas!!

Há, sim, Trabalho, organização e Disciplina.

Saiba que, no que você precisar, estarei aqui neste blog, auxiliando-o e estimulando-o para que você atinja seus objetivos.

Porque seu Sucesso é o Meu Sucesso!

Grande Abraço e Bons Estudos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *