Indução Eletromagnética – Saiba como presidiários transformam pedaladas em Energia Elétrica

Já imaginou transformar horas de pedaladas de bicicleta em energia elétrica capaz de abastecer 10 postes da rua de sua casa durante 6 horas?

Incrível, não é?

Agora, se você acha isso apenas idealização, algo irreal, sinto informá-lo que está totalmente enganado!

Em Minas Gerais, presidiários já transformam pedaladas em energia elétrica para abastecer parte da iluminação urbana. Eles fazem uma atividade física, interagem socialmente e ainda abastecem a cidade com energia.

Indução eletromagnética - presidiários

Uma ideia genial que utiliza princípios básicos da física estudada no ensino médio.

Essa foi a maneira sócio-educativa proposta e implantada por um Juiz de Santa Rita do Sapucaí em Minas Gerais, na qual presidiários têm penas reduzidas após pedalarem por algumas horas e gerarem energia para a cidade.   

Mais detalhes sobre esta brilhante iniciativa, clique aqui.

Você também pode assistir à reportagem abaixo. Em seguida, continue lendo este artigo e descubra como pedaladas geram energia elétrica. 

 

Mas você deve estar se perguntando:

Que princípio básico da física é esse?

Como é possível produzir energia elétrica com pedaladas?

A resposta para essa pergunta te darei ainda neste artigo. Continue lendo-o e descubra como produzir energia elétrica com pedaladas a partir de conhecimentos básicos da física de enem. 

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA - GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

A grande sacada para essa aplicação tecnológica envolve conhecimentos de energia mecânica e eletromagnetismo; e, basicamente, é o mesmo princípio da maioria das formas de geração de energia elétrica.

O fato é que, seja energia hidrelétrica, eólica ou termelétrica, a base do conhecimento para geração de energia elétrica é a mesma: promove-se a movimentação de um imã no interior de um bobina ( fios condutores enrolados) que induzem o surgimento de uma corrente elétrica (Indução eletromagnética).

Indução eletromagnética - induzir corrente elétrica

Esse corrente elétrica pode ser usada para várias finalidades, como iluminação, acionamento de motores elétricos ou até mesmo para ser acumulada em baterias.

No caso das pedaladas apresentadas acima, o movimento de rotação das rodas ( Energia Mecânica) gira um imã no interior de um conjunto de fios condutores chamados de bobinas que induzem a geração de uma corrente elétrica.

Essa corrente elétrica é transformada em energia química dentro das baterias, onde são acumuladas e depois utilizadas.

Desta forma, há uma sucessiva transformação de energias. Inicialmente, há uma energia mecânica de movimentação dos imãs transformada em energia elétrica, em seguida, a energia elétrica é transformada em energia química nas baterias.

Para ilustrar a geração de energia elétrica através de imãs em bobinas, assista a esse vídeo do manual do mundo. Tenho certeza que você ficará muito animado para estudar este assunto. Em seguida continue lendo este artigo.

 

Como você viu no vídeo, a corrente elétrica foi estimulada pela movimentação do imã que variou o fluxo magnético no condutor e fez gerar uma corrente elétrica induzida.

Sempre que houver a variação do fluxo magnético em um condutor, surgirá uma corrente elétrica induzida.

Indução eletromagnética - mecanismo

Talvez você tenha ficado na dúvida quando falei de imã, fluxo magnético e corrente induzida. Mas, para te ajudar ainda mais, fiz esse vídeo abaixo. Nele, eu te mostro a explicação física da geração de energia elétrica por indução eletromagnética.

Vou te falar um pouco sobre:

  • Campos magnéticos
  • Fluxo Magnético
  • Indução eletromagnética
  • Turbinas e Geradores

Assista ao vídeo, preste bastante atenção e aprenda as bases físicas para geração de energia elétrica, através da Indução Eletromagnética. 

 

Lembre que este assunto é muito recorrente em provas de vestibulares e enem.

Portanto, não perca tempo e corre lá para estudar Eletromagnetismo.

Antes, veja como é feita a bicicleta geradora de energia no vídeo abaixo. Não deixe de comentar e deixar sua opinião no final do artigo.

ATENÇÃO: Você vai escutar no vídeo falarem de alternador. Não se assuste! Alternador é o equipamento que transforma energia mecânica em elétrica pelo princípio da indução eletromagnética como pode ser visto neste link (Clique Aqui).

 

INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA - CONCLUSÃO

Indução Eletromagnética - Pedalada

Chegamos ao final deste artigo. Nele você aprendeu de forma prática sobre Indução Eletromagnética, assunto cujos princípios de física mecânica e eletromagnetismo baseiam as aplicações tecnológicas de geração de energia.

Se você gostou deste artigo e acha que fez diferença para você, então curta-o, compartilha-o com seus colegas! Tenho certeza que eles vão ficar felizes por você lembrar deles.

Assine nossa lista de emails para receber mais conteúdo como este!

Comente lá embaixo também! Deixe suas dúvidas, sugestões, elogios ou até mesmo críticas. Sua Participação é importante para nós!

Grande Abraço e Bons Estudos!

Nos vemos no próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *