O que é fenol – Estrutura e Nomenclatura

Na semana da publicação deste artigo, recebi de um seguidor do meu blog, Guilherme Barreto, um questionamento sobre nomenclatura de fenóis. Diante disso, resolvi fazer este artigo exclusivamente sobre este composto.

O que é Fenol?

Fenol é uma classe de compostos orgânicos oxigenados em que há uma hidroxila (-OH) ligado ao anel aromático. Anel aromático é uma estrutura fechada composta por 6 átomos de carbono ligados entre si através de ligações covalentes duplas alternadas. É a mesma estrutura do benzeno.

Sempre que existir hidroxila ligado ao anel aromático, estaremos diante de um fenol.

Veja abaixo, alguns exemplos de compostos fenólicos.

Fenol - Moléculas

Em todos os compostos acima, é possível perceber a ligação entre a hidroxila e o anel aromático destacados em vermelho.

Como dar nome ao FENOL?

A nomenclatura de fenóis segue a mesma regra da nomenclatura dos demais compostos orgânicos. Se você não sabe que regras são essas, aproveite para ler este artigo: Nomenclatura dos compostos orgânicos.

Utiliza-se o prefixo HIDROXI e o sufixo benzeno.

Por exemplo,

Fenol - Nomenclatura

Talvez você esteja com dúvidas do porquê de se utilizar o nome benzeno, mas perceba que o anel aromático presente na estrutura é exatamente igual ao do composto benzeno.

Fenol - Benzeno

OBS: É preciso lembrar que a enumeração dos carbonos da cadeia carbônica se faz a partir da Hidroxila, em seguida segue pelo lado que ofereça os menores números para os radicais presentes na estrutura.

Em estruturas mais complexas, como as apresentadas no início do artigo, é mais comum as substâncias terem nomes próprios, portanto, você não vai encontrar a regra da nomenclatura apresentada acima. É o caso das substâncias ácido ferúlico, morina, Quercetina, e as demais apresentadas.

Se tiver quaisquer dúvidas, deixe-as nos comentários abaixo.

Grande Abraço e ótimos estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *