Os 7 elementos químicos que mais caem em provas

Você não precisa saber decorado todos os elementos químicos da tabela periódica! Até porque apenas alguns são mais frequentes em provas de colégios e vestibulares.

Quer saber quais os 7 elementos químicos que mais caem em provas de vestibulares?

Acompanhe este artigo até o final.

 

Elementos Químicos - Sódio (Na)

O Sódio é um dos elementos químicos que mais caem em provas de vestibulares. Trata-se de um metal alcalino ( Família 1A) com número atômico igual a 11, cuja distribuição eletrônica termina em 3s1 o que o faz ser encontrado no 3°período (linha) e 1a coluna (Família 1A) da tabela periódica. Possui 1 elétron na camada de valência, e por isso, tem a tendência de perder este elétron, formando um cátion monovalente.

Leia também: 

  1. Distribuição eletrônica - Pra quê estudar isso?
  2. Tabela Periódica - Saiba como aprender e arrebentar nas provas de vestibulares enem.

Elementos Químicos - Potássio (K)

Esse é outro importante elemento químico muito frequente em provas e vestibulares. Trata-se de um Metal Alcalino ( Família 1A) com número atômico igual a 19, cuja distribuição eletrônica termina em 4s1, o que faz com que seja encontrado na tabela periódica no 4° período e 1a coluna da tabela periódica. Assim como o Sódio, potássio possui 1 elétron na camada de valência, e por isso, tem a tendência de perder este elétron, formando um cátion monovalente.

Elementos Químicos - Cálcio (Ca)

O Cálcio é um metal alcalino terroso (Família 2A) com número atômico 20, cuja distribuição eletrônica termina em 4S2, desta forma ele se encontra na tabela periódica no 4° período e 2coluna.

Faz parte da constituição dos ossos humanos, e por isso, é bastante cobrado em provas de vestibulares.

 

Elementos Químicos - Carbono (C)

O carbono é o TOP #1 dos elementos químicos mais presentes em provas. Isso porque é o principal elemento químico estudado em Química Orgânica. Trata-se de um ametal, de número atômico 6, cuja distribuição eletrônica termina em 2s22p2, pertencente ao 2° período da tabela periódica e 14acoluna ( Família 4A). Pode fazer até 4 ligações covalentes e por isso é chamado de tetravalente.

Leia também: 

  1. Distribuição eletrônica - Pra quê estudar isso?
  2. Tabela Periódica - Saiba como aprender e arrebentar nas provas de vestibulares enem.

Elementos Químicos - Nitrogênio (N)

O nitrogênio é um ametal muito presente nos seres vivos (junto com C, H, O, P, S são os elementos mais presentes nos seres vivos). O nitrogênio possui número atômico igual a 7, com distribuição eletrônica terminada em 2s22p3, desta forma pertence ao 2° período e 15a coluna ( Família 5A) da tabela periódica, tem a tendência de fazer 3 ligações covalentes, e por isso é chamado de átomo trivalente.

 

Elementos Químicos - Oxigênio (O)

O Oxigênio é um dos elementos mais presentes tanto nos seres vivos, quanto na natureza. Possui número atômico 8, sua distribuição eletrônica termina em 2s22p4, o que o coloca no 2° período e 16acoluna ( Família 6A ou Família dos Calcogênios) da tabela periódica. Possui uma tendência de fazer 2 ligações covalentes e por isso recebe o nome de átomo bivalente.

Elementos Químicos - Cloro (Cl)

O Cloro é outro elemento muito comum em provas, tem número atômico 17, distribuição eletrônica que termina em 2s22p5, o que o coloca no 2° período e 17acoluna ( Família 7A ou Família dos Halogênios) da tabela periódica. Possui uma tendência de fazer apenas 1 ligação covalente e por isso recebe o nome de átomo monovalente.

Esses são os 7 elementos químicos mais frequentes em provas.

É importante que você os conheça para que não tenha surpresas no meio de uma prova.

Se você gostou deste artigo, dê uma curtidinha e compartilhe com seus amigos!!! 😆

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *