Como não errar OXIDAÇÃO nas provas

Futuro universitário, você sabe o que é Oxidação?

Provavelmente, não. Acertei? Ou se sim, tem algumas dúvidas!

Pensando nisso, decidi compilar as informações sobre este assunto de forma a  ajudá-lo na preparação para provas do ENEM e vestibulares, e evitar que você perca questões fáceis em sua prova.

Você sabia que oxidação é assunto base para:

  • Balanceamento de equações?
  • Eletroquímica?
  • Reações?

Portanto, se você tem ainda alguma dúvida neste assunto, ou pretende revisar todos os pontos para fazer uma excelente prova, fica comigo até o final.

O que é Oxidação?

Se você fizer uma pequena pesquisa no google, verá diferentes definições para o termo. Algumas relacionam essa definição com a reação com oxigênio, outras com a perda de hidrogênio e outras com transferência de elétrons.

Apesar dessas informações, o que, de fato, você deve ter em mente, é a definição relativa a transferência de elétrons.

Oxidação é o processo no qual um elemento químico perde 1 ou mais elétrons.

Quando dizemos que um elemento oxidou, quer dizer que ele perdeu elétrons.

Oxidação definição

Como identificar uma oxidação?

Identificar uma oxidação é fundamental na resolução das questões. Mas, como fazer isso?

Para você saber se um composto oxidou ou não, você precisará analisar o NOX dos elementos químicos.

Caso o NOX do elemento químico no produto tenha aumentado em relação aos reagentes, indica que houve uma perda de elétrons.

Por exemplo: se um composto de nox 0 (zero) perde 1 elétron, ele fica com NOX igual a +1. Caso ele perca 2 elétrons, ele fica com NOX igual a +2 e assim sucessivamente. Mas, se caso ele já tenha NOX igual a +3 e perca 2 elétrons, ele vai para o NOX +5. Percebeu que o NOX dele aumentou?

A ideia desse aumento de NOX é simples e tem haver com o balanço de cargas dentro de um composto. Se você tem a mesma quantidade de cargas elétricas, por exemplo, 5 cargas positivas e 5 cargas negativas, o seu saldo é zero, já que +5-5 = 0.

Se eu tiro uma carga negativa, ficarei com 1 excedente de carga positiva, desta forma ficarei com carga +1.

Se eu tiro 2 cargas negativas, ficarei com excedente de 2 cargas positivas, ou seja, carga +2. E assim, sucessivamente.

Eis o motivo de ao sofrer uma oxidação, o NOX do composto aumentar.

Se você não sabe o que é NOX, o aconselho a acessar o artigo "NOX: Um guia simples e rápido para entender número de oxidação" clicando neste link, onde explico direitinho sobre este assunto. Inclusive, este é um dos artigos mais acessados e com bastante comentário, o que reflete a qualidade das informações nele presente. Portanto, se tiver dúvidas em NOX, clique aqui e tire todas elas!

Veja alguns exemplos de como identificar uma oxidação. Perceba que há um aumento do NOX dos elementos.

Oxidação e NOX

Como identificar uma oxidação numa reação REDOX?

Reação REDOX é a sigla para reação redução-oxidação. Ou seja, é aquela reação em que há transferência de elétrons de um composto para outro. Enquanto o composto que perde elétrons sofre oxidação, aquele que ganha elétrons sofre redução.

Para identificar quem perdeu elétrons numa reação REDOX basta você analisar o NOX das substâncias. Este é o segredo!!! Você analisa o NOX das substâncias e identifica onde houve aumento do NOX. O composto que teve seu NOX aumentado sofreu oxidação.

Veja os exemplos abaixo:

oxidação reações redox

Como é representada uma reação de Oxidação?

A reação de oxidação pode ser representada de forma muito simples. Como se trata de uma perda de elétrons, a reação sempre terá elétrons e o cátion correspondente no produto, conjunto de substâncias do lado direito da seta e que representam os compostos resultantes da reação.

Por exemplo, veja essas reações de oxidação.

oxidação reações de oxidação

No caso da oxidação, perceba que há no produto, cátions (elementos com falta de elétrons, carregados positivamente) e elétrons. 

Toda reação de oxidação é representada desta forma.

Você deve prestar muita atenção nisso, pois este assunto é extremamente importante em eletroquímica, quando se estuda pilhas. Fique Atento!

Quem sofre Oxidação?

Você sabia que é possível prever qual elemento sofre oxidação, ou seja, perde elétrons?

É verdade....em eletroquímica a capacidade de um composto perder elétrons pode ser medida através de seu potencial de oxidação. E a lógica é muito simples: potencial é uma palavra que significa “capacidade para”, desta forma, potencial de oxidação significa “capacidade para oxidar”, ou, “capacidade para perder elétrons”.

Quanto maior a capacidade do composto perder elétrons, maior o seu potencial de oxidação.

Abaixo, mostro-lhe uma tabela com vários potenciais de oxidação de diferentes compostos.

Além do potencial de oxidação, há outra forma de prever uma oxidação; através do potencial de redução de uma substância. Quem tem potencial de redução baixo, doa elétrons.

Assim, é possível dizer:

Quem perde elétrons e sofre oxidação tem baixo potencial de redução, e elevado potencial de oxidação. Veja a tabela abaixo e perceba que os potenciais de oxidação e redução tem valores opostos.

oxidação potencial de oxidação

Na tabela você pode ver que diferentes compostos têm capacidades diferentes de perder elétrons. Alguns com mais facilidade e outros com menos. Aqueles com maior capacidade de perder elétrons, oxidam mais facilmente, sofrem corrosão. Você já ouviu falar em corrosão? Pois é... aquelas coisas enferrujadas que você vê no seu dia-a-dia representam o resultado da oxidação dos compostos. Interessante não?

Outra situação interessante é que os metais têm elevados potenciais de oxidação. Você conseguiria explicar por quê?

Porque eles têm menos de 4 elétrons na camada de valência e tendem a perder seu elétrons com facilidade. Além disso, os metais possuem grande Raio Atômico, o que torna a  força de atração entre o elétron e o núcleo, fraca. Desta forma, os elétrons saem com facilidade e o metal sofre oxidação.

Interessante isso, não?

Este assunto é visto no estudo das propriedades periódicas da tabela periódica.

O que é Potencial de Oxidação?

O potencial de oxidação, como falei antes, é a forma de medir a capacidade de um composto perder elétrons. Quanto maior seu potencial de oxidação, mais fácil do composto perder elétrons e se oxidar.

O potencial de oxidação é medido em Volts (V), unidade de tensão ou “ddp”- diferença de potencial.

Potencial de Oxidação é assunto bastante cobrado em eletroquímica.

Oxidação e Agente Redutor - desmitificando

Você também confunde redução com agente redutor ou oxidação com agente oxidante? Esses termos, geralmente, geram confusão na cabeça dos alunos. Com você deve acontecer o mesmo.

Mas agora vou explicar e simplificar esses termos.

Você já aprendeu o que é uma oxidação, não foi? Que bom! Portanto, você já sabe que uma oxidação é a perda de elétrons. Quando um composto perde elétrons, esse elétron não desaparece!!! Ele obrigatoriamente vai ter que ser absorvido por outro composto que sofrerá um processo de redução (recebimento de elétrons).

Como o elemento que sofreu a oxidação fez o outro elemento sofrer redução, dizemos que ele é um AGENTE REDUTOR, ou seja, ele faz os outros reduzirem.

Portanto...

 quem sofre OXIDAÇÃO é sempre um AGENTE REDUTOR.

No artigo sobre eletroquímica eu falo mais sobre redução. Se você quer aprender mais sobre esse assunto, clica aqui.

Chegamos ao final de mais um artigo. Nele te apresentei todas as informações sobre oxidação de forma compilada em um único artigo, ideal para você que estuda para vestibulares e ENEM e precisam ter a visão de como os assuntos se relacionam.

Se você gostou do artigo:

  • Deixe seus comentários;
  • compartilhe com seus amigos;
  • cadastre-se em nossa lista de emails para receber as novidades do blog.

Grande Abraço e nos vemos no próximo artigo!!

 

2 Comentários


    1. 🙂 Que bom, Glenda!!! Fico feliz em saber que o material lhe agradou!! Isso me motiva a desenvolver outros conteúdos cada vez melhores. Grande abraço! Continue nos acompanhando no blog!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *