Você também comete esses 15 erros na hora de estudar?

É muito comum os alunos cometerem uma série de erros na hora de estudar. Esses erros corroem o pouco tempo de estudo disponível e reduzem bastante a produtividade nos estudos, o que reflete diretamente nos resultados.

Neste post vou lhe mostrar 15 erros muito comuns entre os estudantes que, se VOCÊ conseguir controlá-los ou eliminá-los, terá ótimos resultados nos estudos.

Os 15 erros fatais para qualquer estudante:

Erro #1 – Adiar o início do estudo

A recorrente frase “Depois eu estudo, tenho tempo bastante!” entre os alunos é um erro fatal.  Quanto mais tarde se começa a ver um conteúdo mais sobrecarregado o aluno fica, e maiores as chances dele se desmotivar e não aprender o conteúdo.Conteúdo dado deve ser conteúdo estudado. Quanto mais rápido VOCÊ começar a ver um assunto, mais tempo de assimilação terá, e mais tempo para tirar suas dúvidas. Nunca adie o início dos estudos. Planeje-se, organize-se e comece desde já. Assim você terá um ótimo rendimento nas próximas provas.

Erro #2 – Estudar por obrigação. Estudar sem estar afim.

“Como escolhemos pensar, sentir e reagir diante dos desafios da vida é que faz a diferença entre a esperança e o desespero, o otimismo e a frustração, a vitória e a derrota.”

Para se estudar com eficiência é preciso aceitar o processo, reconhecer a necessidade do estudo e buscar caminhos de superar esse desafio. Longe disso só haverá espaço para desespero, frustração ou derrota. Portanto, aceite o desafio, aceite o processo, siga recomendações dos seus professores e busque com toda a força a esperança, o otimismo e a vitória. Com planejamento, ótimos resultados virão.

Erro #3 – Estudar apenas o que gosta

A sua aprovação na escola, no vestibular ou no ENEM não depende apenas das suas matérias preferidas, mas também de todas as outras que você não gosta. Dedicar tempo aperfeiçoando a dificuldade é uma fantástica estratégia para se ter sucesso nos estudos e ser aprovado nos vestibulares e ENEM. Portanto, não deixe de lado as disciplinas que não é do seu gosto; pelo contrário, busque metodologias e ferramentas que auxiliem aprender esta disciplina e criar gosto pelo seu estudo. Sem dúvida isso será um diferencial.

Erro #4 – Desorganização

A desorganização é uma armadilha perigosa. Ela traz sensações desagradáveis que o desestimulam a estudar. Escolher o local e material adequado, criar um plano de estudos é essencial para manter-se confortável e motivado nos estudos. Não bobeie, avalie sua condição, se pergunte: Como está minha organização nos estudos? A autoavaliação é o primeiro passo para a mudança. Organize-se.

Erro #5 – Não criar um hábito de estudo

A rotina de estudo é importantíssima para o condicionamento do cérebro para a aprendizagem. Com ela é possível criar a motivação necessária para o Estudo de Sucesso, que garante notas e rendimentos incríveis em testes e provas de vestibulares e ENEM. No início, em período de adaptação torna-se um pouco difícil, mas ainda nos primeiros dias é possível perceber a evolução e os resultados fantásticos na aprendizagem. Não tenha dúvidas! Se você não possui ainda uma rotina de estudos, experimente criá-la. Em poucos dias você se sentirá muito mais motivado!

Erro#6 – Fazer excesso de pausas

As pausas atrapalham a continuidade de raciocínio e é uma verdadeira “facada” no processo de aprendizagem. Se você é desses que para de 5 em 5 minutos para ver celular, conversar, beber água, comer, olhar o facebook ou twiter, saiba que você está gastando seu tempo e se enganando. Não há aprendizagem se você faz muitas pausas consecutivas. Procure estudar em blocos de 1h com paradas de 10 min. Se você não consegue, condicione seu corpo a isso, gerando blocos de estudos gradativos até atingir 1h. Dessa forma, você conseguirá aprender de forma muito mais eficiente.

Erro #7 – Distrair-se com celular e redes sociais

Celulares e Redes Sociais são armadilhas perigosíssimas para a aprendizagem. Afaste-se deles o maior tempo possível. Só os consulte após sessões (blocos) de estudos de pelo menos 1h, e só passe 10 minutos neles. O excesso de pausas nos estudos causados por eles é prejudicial aos seus estudos.

Erro #8 – Estudar de última hora

O estudo de última hora não permite o tempo necessário para aprender a matéria e ainda impossibilita você tirar dúvidas com professores e tutores. Planejamento é tudo! Você precisa fazer um plano de estudos (Saiba como – Clique Aqui) e seguí-lo com disciplina. Assim terá ótimos rendimentos nos estudos.

Erro#9 – Estudar deitado

Cuidado quando estudar deitado, além de haver grande chance de você dormir, restringe suas possibilidades de usar técnicas que melhoram a compreensão do conteúdo, como o destaque e as anotações das partes mais importantes da matéria ( Veja as dicas de como estudar em tempo recorde). Portanto, não se engane. Busque uma mesa organizada para estudar. Cair no sono é fatal para sua aprendizagem.

Erro #10 – Usar material inadequado

Para que o estudo seja eficaz é fundamental que você utilize um material objetivo, preciso, que ofereça informações relevantes necessárias para sua compreensão e aprendizagem. O material adequado utiliza de gráficos, figuras, desenhos coloridos, esquemas, exemplos, exemplos práticos, contextualização, várias ferramentas que auxiliam você aprender super rápido. Portanto, escolha o material com essas características.

Erro #11 – Não fazer anotações ou Fazer anotações ruins

As anotações são fundamentais para o processo de aprendizagem e compreensão do assunto. Além de permitir o melhor entendimento enquanto se estuda, permite revisões muito rápidas e eficazes.

Contudo não basta fazer quaisquer anotações. As anotações devem passar informação de forma rápida, objetiva e concisa. Devem conter apenas palavras chaves que o façam lembrar o assunto estudado, ao invés de frases completas, além de usar símbolos e cores para destaque. (Veja as dicas de como fazer anotações matadoras)

Uma forma de avaliar se sua anotação está boa é você pensar como se você estivesse fazendo uma cola (fila) para o teste. Você deverá colocar muito conteúdo em pouco espaço, o que lhe obriga a usar palavras curtas.

Erro #12 – Acumular dúvidas

Acumular dúvidas é outro erro fatal. As dúvidas atrapalham a compreensão de um assunto e prejudica a construção do conhecimento. Saiba que todo conhecimento é feito de uma sequência lógica de informações. Uma informação prévia serve de base para seguinte. Se você tem dúvidas em conteúdo básico, provavelmente não entenderá os seguintes, reduzindo significativamente seu aprendizado. Portanto, anote todas as dúvidas no caderninho ou agenda e tire-as com seu professor ou tutor. Só passe para o próximo capítulo de estudos com todas as dúvidas sanadas.

Erro #13 – Parar o estudo para tirar dúvidas pelo Whatsapp ou facebook

Nunca interrompa seu estudo para tirar dúvidas com colegas pelo Whatsapp ou redes sociais. Isso é uma armadilha. Muito provavelmente você se dispersará e perderá tempos preciosos de concentração. Busque tirar suas dúvidas no material disponível (fichas, anotações do professor e livros) que você separou. Caso as dúvidas persistam, anote-as em um caderno e tire-as depois. Mas lembre-se, nunca avance o conteúdo com dúvidas.

Erro #14 – Fazer poucos exercícios

Resolver exercícios sempre será seu maior aliado para compreensão de um assunto. Essa prática permite que você estude ativamente, buscando na memória os assuntos estudados, exigindo associações entre os conteúdos, o que ajuda bastante na fixação do assunto. Quanto mais exercícios você fizer, mais você aprende e mais bem preparado você estará para as provas e testes. Não marque bobeira! Faça bastantes exercícios!

Erro #15 – Não dormir bem

Dormir bem é fundamental para consolidação do conhecimento. É no período do sono que o cérebro fixa o que aprendeu durante o dia e relaxa para aprender mais no dia seguinte. Horas exaustivas de estudos ou de atividades paralelas, tirando o tempo de sono é extremamente prejudicial. Portanto, busque sempre dormir 8 horas por dia. Não fique até tarde estudando ou jogando. Planeje-se para conseguir descansar o suficiente.

Vamos lembrar os 15 erros fatais para os estudantes?

Erro #1 – Adiar o início do estudo

Erro #2 – Estudar por obrigação. Estudar sem estar afim.

Erro #3 – Estudar apenas o que gosta

Erro #4 – Desorganização

Erro #5 – Não criar um hábito de estudo

Erro#6 – Fazer excesso de pausas

Erro #7 – Distrair-se com celular e redes sociais

Erro #8 – Estudar de última hora

Erro#9 – Estudar deitado

Erro #10 – Usar material inadequado

Erro #11 – Não fazer anotações ou Fazer anotações ruins

Erro #12 – Acumular dúvidas

Erro #13 – Parar o estudo para tirar dúvidas pelo Whatsapp ou facebook

Erro #14 – Fazer poucos exercícios

Erro #15 – Não dormir bem

Agora que você já aprendeu 15 erros fatais que o prejudicam nos estudos, nada melhor do que reconhecer quais você pratica e procurar controlá-los e até eliminá-los. Com certeza seu rendimento nos estudos vai explodir. Fique ligado!

Grande Abraço e Bons Estudos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *